HORTA SINTRÓPICA - DIVERSIFICAÇÃO SAUDÁVEL / CONVITE PARA ECO PRÁTICAS


AGROECOLOGIA SINTRÓPICA/ CRESCIMENTO HUMANO E DESENVOLVIMENTO DE UMA ALDEIA SUSTENTÁVEL PARA NOVOS RURAIS

Um dia, num momento de visão soubemos ouvir: "construam uma aldeia".

Hoje, após 17 anos estamos nos dedicando a um ciclo de criação de "vínculos interdependentes" entre diversas áreas da vida (agroecologia, arte, saúde, economia, bio-arquitetura, convivência, espiritualidade, entre outras) 

Tendo o eco sistema com a sua inteligência, como uma escola de vida, nosso foco atual está em:

  • Produção de alimentos e Preservação Ambiental - Agroecologia em Sistema Sintrópico;
  • Crescimento Humano - Entendendo a sintropia também projetada como metáfora ao nível das áreas culturais e desenvolvimento da consciência;
  • Eco Habitat Sustentável - Num desenho nas terras para integrar novos moradores rurais. Projetando um pequeno assentamento de construções ecológicas no entorno e aberto a parcerias com os futuros novos vizinhos para desenvolver o Anel Ecológico.

________________________________________________________________

O QUE É AGROECOLOGIA E O QUE SE ENTENDE COMO SISTEMA SINTRÓPICO?

A AGROECOLOGIA faz uma leitura de como criamos sistemas análogos onde o SER HUMANO aplica passos qualitativos que o reintegrem nas suas atividades ao eco sistema, promovendo assim diversidade de espécies, devolução da fertilidade ao solo e produção de alimentos vitais.

Enquanto vamos visualizando durante o processo o potencial e situação das áreas, também percebemos um nível de autoconhecimento de "como" observamos e agimos frente à natureza e "para que" realizamos cada passo.

Uma vez vitalizado qualquer espaço rural, a fartura acontece além do programado. A VIDA, sendo imprevisível, cheia de humor e generosa, FLUI num habitat pleno, doando além de alimentos, conhecimentos e até mesmo cura pessoal.
_______________________________________________________________________

O MODELO DE ERNST GÖTSCH

O modelo de sistema agroflorestal, a “Sintropia” ou Agricultura Sintrópica (do suíço pesquisador hoje com 69 anos Ernst Götsch, residente no Brasil como ativo ambientalista e produtor) envolve nossa percepção sobre a compreensão da inteligência da floresta, a sucessão vegetativa e a produção de alimentos dentro da dinâmica florestal. 

Trata-se de uma abordagem sistêmica e dos Sistemas Agroflorestais Sucessionais partindo dos sistemas mais simples aos mais complexos.
______________________________________________________________________

COMO APLICAMOS EM ARAWIKAY

Em Arawikay, com manejo manual ou minimamente mecanizado, começamos hoje a implementar um sistema de variedade de hortaliças, raízes, frutas e grãos para consumo próprio e troca/venda de excedentes, além de veicular isto como Crescimento Humano, utilizando diversas linguagens no processo.
___________________________________________

BANCOS DE MATÉRIA PRIMA

A obtenção de madeira de baixo porte, dentro do que chamamos em Arawikay como "Banco da Matéria Prima" que se encontra acessível em diferentes zonas (madeiramento de todo tipo para estruturas do sistema, bambus, diversidade de folhagens para cobertura, terra, pedras, água, etc) têm a ver com o desenvolvimento de nossa economia e sustentabilidade, da qual visitantes em curtos períodos ou temporadas participam.

Um dos princípios da Sintropia é a utilização das podas como combustível para o solo, para equilibrar a mineralização do mesmo, colocando o metabolismo do sistema para funcionar no máximo da eficiência, num aumento constante de recursos, água e solo e gradativamente menor uso de energia braçal.

A participação implica em aprendizagem integral, revitalização corporal e intercâmbio social criativo em jornadas diferentes a cada vez, apenas pelo fato de sermos todos parte de uma família aldeã por um tempo de programa.
____________________________________

INSCRIÇÕES e CONTATO:

Preencha seu cadastro AQUI, informando que deseja participar do Programa de Eco Práticas/Bio Práticas: "Sintropia e Crescimento Humano". Escolha sua própria data. Em seguida enviaremos os detalhes. 

Caso já tenha cadastro feito, entre em contato informando seu interesse via email: arawikay@ecoaldeia.org / ou via mensagem privada no Facebook .

______________________________________________

VALORES

Reduzidas , com contrapartidas em apoios na criação de 2 hortas e manejos agroflorestais simples. Participação semanal de no mínimo 4 dias, ou menor tempo para grupos já formados de: amizade, entidades ou famílias com crianças em programas específicos.