CONSTRUIR E MORAR NA BIOALDEIA ARAWIKAY EM 2017/18/19

PROJETO DE ANEL ECOLÓGICO NA BIOALDEIA ARAWIKAY

  • Num pequeno vale ensolarado e florestal onde foram preservadas e vitalizadas as florestas e com presença das águas puras, existe a silenciosa Arawikay desde o ano 2000. Propomos aqui criar no entorno um anel INTERDEPENDENTE (e não dependente)de moradores, que se nutra como vizinhança em interações criativas, espontâneas ou em formas de parcerias, no que chamamos de “Anel Ecológico” vinculado a Arawikay.
  • Após 17 anos de residência no campo (sendo neo rurais) articulamos hoje este projeto para aqueles que desejam se aproximar, NO VIVER COTIDIANO, aos conceitos emergentes como os de: ECOAFLUÊNCIA, BIOFILIA E RESILIÊNCIA. Estas são as nossas bases para entender um bom assentamento de convívio com a natureza e novas formas de sociedade.
  • Olhando para o que acontece no mundo, será que podemos ter a oportunidade de exercer a nossa liberdade e fazer mudanças concretas para o bem comum? Aquietar internamente, fortificar a nossa sensibilidade humana e semear com sementes boas nossos caminhos...


  • A oferta de algumas áreas para venda está em aberto. Parte irá a dos recursos provenientes disto irá para projetos de revitalização e construção em Arawikay. A nossa proposta é que, aqueles que adquiram estas áreas se comprometam a ser “guardiões do ecossistema ” na região e sejam parte de uma nova forma de ser: co- proprietários criativos e conscientes.
  • Existem estruturas físicas e espaços livres em Arawikay ( www.ecoaldeia.org ) que poderão se tornar, por acordos específicos com cada um e de grupo de vizinhos engajados, um potencial para desenvolver campos de estudo, trabalho e gerar dinâmicas diversificadas entre nós.
  • Aguardamos nos identificarmos mutuamente e gradativamente de modo a descobrirmos parcerias simples, assim como mais elaboradas para projetos que tragam valor humano, cultura original, lazer consciente, incremento de alimentos saudáveis, vida interiorizada e alegre. Além disso, que possamos produzir oportunidades de uma economia local original criada por todos, gerando aprendizagens compartilhadas.
  • Nosso desejo será o de ampliar com mínimo impacto uma “singela” aldeia ecológica no vale, com originalidade e boa convivência, mantendo também privacidades e o próprio ritmo.
  • Cuidando de um “espírito” comunitário que nos enriqueça como vizinhos, poderemos entender que: “comunidades intencionais” , “ecovilas”, “aldeias verdes”, etc. precisam acompanhar a volta da espiral dos novos tempos grupais. que são agora mais abertos e espontâneos (nas suas dinâmicas-formatos- serviços-convivência e singularidade). 
  •  Apostamos e convidamos a manter o equilíbrio da: *Individualidade (respeitando a privacidade, o próprio ritmo e guardiões da sua área) com: * Espírito Comunitário (cooperação, interação criativa e criação de serviços para intercambiar todos ) com: *Desenvolvimento de Talentos espontâneos (descobrir o que veio fazer perto do mundo natural e ver criativamente como aportar à sociedade- planeta, a própria vida a partir deste lugar).
  • Chamamos aos que optem pela prática da simplicidade, evitando impactos negativos na natureza e vizinhança - uma simplicidade também com conforto. Também aguardamos aqueles que queiram se aquietar e entender o silêncio no movimento.
  • Como projeto, Arawikay têm se tornado uma escola de vida, um lugar de segurança natural, de formas de economia possíveis, de liberdade de escolhas e recriações, de uma vida interior natural com a passagem de pessoas de diversos estados brasileiros e algumas estrangeiras há 17 anos. Gostaria de entrar neste estilo de vida rural, ser um amigo vizinho e talvez um parceiro dinâmico com Bio Aldeia Arawikay? Ingressar nos “campos” de estudos e práticas diversificadas? Criar nossa vizinhança e amizade com conceitos para valer? BOAS VINDAS! 
 
PASSOS PARA APROXIMAÇÃO
  • Contato direto: arawikay@ecoaldeia.org e em seguida preencher o cadastro. Solicite o Formulário de Eco Moradores para responder brevemente às 13 perguntas básicas para que possamos entender os aspectos da sua busca pela terra e conhecer seu perfil e intenções.
  • Poderá participar de duas formas de visita: 1) Recomendada: um programa para sentir melhor a proposta Arawikay, sua energia, quem habita nela (com pernoite/ sem pernoite, o tempo que desejar) e nos conhecermos mutuamente. Escolher entre quatro programas possíveis: http://www.ecoaldeia.org/agenda.htm ou aguardar um evento específico divulgado através do facebook ou e-mail. 2) Optar por uma primeira "Visita Curta" (solicitar Formulário de Visita Curta) para reconhecimento do lugar, apresentação de Arawikay e do projeto de Anel Ecológico e terras (Opção de 3 a 9 horas) com conversas aprofundadas. OBS: Existe uma taxa de contribuição por pessoa pelo tempo oferecido e estrutura, acrescida se ficar para programa de lazer.
  • Inscrição antecipada. Não abrimos as visitas sem inscrição e comunicação de intenções. 

ONDE SE LOCALIZA/ INFRAESTRUTURA PRÓXIMA 


  • Num pequeno vale verde a 13 km do centro de Antônio Carlos-SC, na área rural. Dista 47 km da Ilha de Santa Catarina, ou 28 km da BR 101 em Biguaçu.
  • Região das Micro Bacias Hidrográficas, na Mata Atlântica e no cinturão verde de Agricultura Familiar/ Dois caminhos de acesso para áreas urbanas e infraestrutura.
  • Internet a rádio (2 Mb ) / Rede de celular (oscilante) / *SUS do município a 14 km (serviço gratuito de transporte para fazer exames)/ Hospital Regional Biguaçu a 27 km / UPA a 16 km. OBS: Helicóptero “Anjo” gratuito (saúde estadual) eficiente em caso de emergências.
  • Segurança na região/ Vale silencioso / Terras aptas para pequenas hortas e pomares ORGÂNICOS (área disponível para cultivos em parceria)* Ponto de transporte urbano (2x dia) a 1,3 km/ Transporte escolar do município até a porta/ Serviço de táxi (3) ou particular (ocasional) na cidade de Antônio Carlos. 
Agradecemos compartilhar! Saudações Florestais!

 BIO ALDEIA ARAWIKAY Projeto Anel Ecológico/Arawikay 2017/18/19 
Celulares: (48) 984230503 ou 999933491 (conversa inicial sobre terra unicamente após cadastramento). Valores serão informados uma vez preenchido o Formulário de Eco Moradores) Site: www.ecoaldeia.org